O que são Artefatos, afinal?
Artefatos são armas míticas, que serão utilizadas por todos os jogadores durante o Legion. Essas armas geralmente tem uma história por trás delas, e você deverá conseguir o seu artefato por meio de uma série de missões.
Temos um total de 36 Artefatos – um para cada especialização do jogo, e cada uma das séries de missões atreladas reflete história e fatos que tem a ver com a sua classe. Por exemplo, Cavaleiros da Morte viajam para a Coroa de Gelo para conseguir pedaços da Gélido Lamento (Frostmourne). Bruxos descobrem como Gul’dan está evocando tantas forças para os ataques da Legião. Sacerdotes atacam cultistas que encontraram uma rélica ligada aos Deuses Antigos. Paladinos retornam à Costa Partida para salvarem o que restou dos ataques por lá.
Mudanças que o Artefato traz
A maior mudança que os artefatos trazem ao jogo, é que eles serão as únicas armas que os jogadores terão por toda a expansão! Nenhuma outra arma aparecerá, e o artefato crescerá junto com o jogador. Nós veremos como, além de outros detalhes relacionados a eles, nesse guia!
Outra mudança é como o artefato interage com o seu personagem. A maior interação que o artefato terá com você é que ele destrancará uma nova habilidade que só poderá ser usada enquanto você tiver esse artefato equipado.
Além disso, o artefato terá uma árvore de talentos própria, que serve para melhorar o seu personagem. Falaremos sobre isso mais adiante.
Como eu consigo meu artefato?
O primeiro artefato da sua classe será destrancado bem no começo da expansão, antes de você chegar ao seu Salão de Ordem. Você deverá escolher de qual especialização você quer que seu primeiro artefato seja, e logo após essa escolha, começará a série de missões para chegar nele.
Para destrancar os artefatos de suas outras especializações, é só ir no Salão de Ordem depois de alcançar o nível 102 e as missões para destrancá-los estará ativa e pronta para serem começadas a qualquer momento.
Destrancar todos os artefatos para a sua classe te dará a conquista Arsenal de poder.
Artefatos por Classes:
Aqui listamos as armas-artefato por classe e especialização, incluindo imagens da forma inicial de cada uma delas. Para saber mais sobre cada uma visite a página da classe!
Como o Artefato interage com minha personagem?
Poder do Artefato
A primeira forma de interação do artefato é a árvore de traços dele.
Você consegue pontos para esses talentos via uma nova moeda, Poder do Artefato. Essa nova moeda é tratada menos como uma moeda, e mais como experiência para o seu artefato, tanto que quando você tiver um artefato equipado aparecerá uma barra de poder do artefato junto com a sua barra de experiência na IU padrão.
Você consegue Poder do Artefato fazendo praticamente todas as atividades do Legion, o que inclui:
- Missões normais e mundiais;
- Baús de Emissário;
- Achando tesouros no mapa;
- Fazendo masmorras;
- Saqueando de monstros, chefes, e monstros raros;
- Missões do Salão de Ordem;
- Objetivos do mundo aberto;
- Vencendo partidas em campos de batalha e arena.
Quando você conseguir algum item que aumente Poder do Artefato, como Breve História dos Éons, é só clicar no item e ele adicionará Poder do Artefato para o artefato equipado no momento. Caso você queira colocar poder do artefato em uma arma de especialização diferente, você deverá trocar de especialização. Troque de especialização (o artefato daquela especialização se equipará automaticamente), e use o item!
Com isso, é bom lembrar que cada arma tem uma quantidade de poder do artefato separado. Ou seja, se você um bruxo e tiver investido 20,000 de Poder do Artefato no seu artefato de Destruição, o seu artefato de Demonologia terá 0 de Poder do Artefato.
Outro lembrete é que algumas especializações acabam tendo 2 artefatos, por conta de sua natureza (por exemplo, Paladinos de Proteção usam o escudo Guarda Fiel, mas também ganham a arma Perscrutador de Juramentos), mas tanto o Poder do Artefato quanto as relíquias (que falaremos depois) se aplicam a ambas as armas. Você não precisa coletar Poder do Artefato 2x nesse caso
Traços do Artefato
O Poder do Artefato é usado para colocar pontos nos Traços do Artefato, ou simplesmente Traços. Traços são habilidades especiais que são destrancadas com mais e mais pontos de artefato na sua arma. Cada traço requer uma certa quantidade de Poder do Artefato, e quanto mais Traços você desbloquear, mais Poder de Artefato os Traços seguintes vão requerer.
Você pode colocar Traços no seu artefato na forja que estará na parte central do seu Salão de Ordem.
Traços são, em sua maior parte, habilidades passivas que melhoram suas habilidades de alguma forma. Para poder ver sua árvore de traços fora da forja, é só clicar com Shift+ Botão Direito do mouse na sua arma. Traços geralmente terão de 1 a 3 Ranques, e você deverá colocar todos os ranques possíveis nesse Traço antes de poder botar pontos no próximo. Ranques podem ser aumentados além de 1-3 com a ajuda de relíquias (que falarei mais abaixo).
Cada arma terá um total de 34 Traços principais. Depois desses 34, temos mais 20 Traços que aumentarão sua eficiência em combate sem modificar diretamente habilidades.
Alguns Traços terão um dragão dourado ao redor delas. Esses são chamadas de Traços Dourados, que servem para fortalecer a sua personagem de maneiras mais impactante do que um Traço normal faria, e precisa de investimento em alguns Traços menores para chegar neles.
Você também pode resetar os traços já colocados no seu artefato com uma PNJ que fica do lado da forja, mas ao menos no começo da expansão eu não recomendaria fazê-lo. Você precisa do equivalente ao Poder do Artefato necessário para destrancar um novo traço para fazer esse reset, e inicialmente o Poder do Artefato será um recurso precioso.
Os custos parecem altos, né? Mas não se preocupe, a arma foi feita para demorar meses para ser completada. Além do mais, teremos uma maneira de aumentar a velocidade na qual recebemos Poder do Artefato, o Conhecimento de Artefato.
Outro dado interessante: os custos são relativamente baixos até o Traço nº. 13, que é quando normalmente se destranca o primeiro Traço Dourado. Você pode investir até esse ponto em todos os seus artefatos sem ter grandes perdas de Poder de Artefato, para aqueles que quiserem investir em mais de um Artefato ao mesmo tempo.
Conhecimento de Artefato
Você pode pesquisar mais a fundo sobre o seu artefato, e com isso, ganhar conhecimento sobre ele, o que aumenta o quanto de Poder do Artefato que você ganha. Ao chegar no nível 110 e ir no seu Salão de Classe, você terá acesso a uma nova missão, História Perdida, que pedirá pra você procurar 4 livros por Azeroth. Após fechar essa missão você ganhará acesso à pesquisa de Artefato.
Cada pesquisa de artefato leva 5 dias para acontecer, inicialmente, e custa 500 Recursos da Ordem. Lembrando que como essa mecânica é feita para servir de ajuda para seus alts, ou pessoas que ficaram bastante tempo sem jogar, e o tempo entre cada pesquisa pode diminuir.
Ao terminar uma Pesquisa de Artefato, você recebe o item Anotações de Pesquisa de Artefato, que aumenta seu nível de Conhecimento de Artefato em 1. O nível máximo de conhecimento que você pode chegar, ao menos no lançamento, é 25, o que demorará 125 dias de pesquisa. Cada ponto de Conhecimento aumenta a quantidade de Poder do Artefato que você receberá de todas as fontes, por uma certa porcentagem.
Lembrando que o seu nível de Conhecimento afetará apenas itens que você receber no futuro – ou seja, não vale a pena juntar itens para apenas usar quando você terminar um certo nível de pesquisa. Jogue, consiga Poder do Artefato, e pesquise!
Outro ponto interessante de pesquisar sobre o seu artefato é que a pesquisa não servirá apenas para aumentar o poder do seu artefato. Um pesquisador vai mesmo procurar mais informação sobre suas armas, e manterá elas essas informações em um tomo no seu Salão de Classe! Ótima adição para aqueles que curtem lore.
Relíquias de Artefato
Os artefatos são pegos inicialmente no nível 750, e você pode aumentar o nível de item do seu artefato se utilizando de novos itens, chamados relíquias. Relíquias são parecidas com jóias, no sentido de que a sua arma tem engastes, e esses engastes são ocupados por essas relíquias. Cada relíquia aumenta o nível de sua arma em um certo número, além de adicionar um ranque extra a algum dos talentos do seu artefato. Quanto maior o nível da relíquia, maior o nível que ela dará ao seu artefato.
É possível conseguir um total de 6 Ranques em um Traço no seu artefato caso as 3 relíquias aumentem o ranque do mesmo traço, mas você não pode se usar de relíquias para pular requerimentos de Poder do Artefato (um traço originalmente 0/3, com uma relíquia, ficará 1/4).
Você consegue relíquias da mesma forma que itens normais – missões, missões mundiais, masmorras, raides… é para ter sorte mesmo.
O seu artefato possuirá 2 engastes no começo, com o terceiro engaste sendo destrancado para todos seus artefatos no final da campanha do seu Salão de Ordem. As relíquias também funcionam como gemas no sentido de que não tem como retirar uma relíquia do seu artefato – caso troque por uma mais forte, a anterior será destruída.
No meu artefato no beta, tenho 3 relíquias: uma que dá 43 níveis de item, e as outras duas dando 31 níveis. Somando tudo isso com o nível inicial de 750 do meu artefato, elas deixarão meu artefato com nível 855.
Outro fator interessante é que as relíquias podem ser de 10 tipos diferentes – Arcano, Ferro, Gélido, Ígneo, Sagrado, Sangue, Sombrio, Tempestade, Vil, e Vital. Elas só se encaixarão em engastes do mesmo tipo no Artefato. Essa é uma preocupação maior com as relíquias vinculadas quando equipadas, que eventualmente serão vendidas na Casa de Leilões. As que vem de outros lugares virão com tipos corretos para engastes do artefato de sua especialização selecionada.
No caso da Caveira dos Man’ari, o artefato de Demonologia, os engastes são Sombrio, Ígneo, e Vil.
Enjoei do meu artefato… como posso deixar ele mais legal?
Calma, você pode mudar a aparência do seu artefato! Todos os artefatos podem ser transmogrificados, seguindo as regras originais de transmogrificação.
Mas os artefatos também podem ter sua aparência modificada diretamente, com um sistema tipo “skin“. Cada artefato possui 5 aparências diferentes com 4 cores diferentes para cada, totalizando 20 combinações de aparência! Você pode trocar a aparência do seu artefato na forja do seu Salão de Classe.
Ué, só vejo 4 opções…
Como destrancar as aparências
Destrancar 4 cores de uma mesma aparência te dá uma conquista, apontada na tabela.
Aparência | Cor 1 | Cor 2 | Cor 3 | Cor 4 |
ClássicaLutando com estilo: Clássico | Padrão | Retorne um dos Pilares da Criação
Você consegue um pilar da criação ao terminar a história principal de uma zona. Lista dos pilares e suas missões finais:
Égide de Aggramar – Trommheim, Salões da Bravura: obtendo a égide
Martelo de Khaz'goroth – Alta Montanha, O martelo de Khaz'goroth
Lágrima de Eluna – Val’sharah, As Lágrimas de Eluna
| Recupere o Coração da Luz e coloque-o no seu Salão de Ordem
Faça a série de missões que começa com O fardo da Luz. Essa missão é dada pelo Haddgar em Dalaran, a partir do nível 108.
| Complete a primeira parte da campanha do seu Salão de Classe
Avance nas missões do seu Salão de Classe.
|
AprimoradaLutando com estilo: Aprimorado | Complete a campanha do seu Salão de Ordem
Conquista: Forjado para a batalha
| Destranque todos os traços do seu Artefato
Requer que você destranque todos os 34 traços principais do seu artefato. Isso é um total de 5,216,130 PA.
Conquista: Poder concretizado
| Pesquise toda a história do seu Artefato no Salão de Classe
Requer que você consiga todos os níveis de Conhecimento do Artefato.
| Consiga a Conquista Este lado para cima
Essa conquista requer que você consiga 8 projetos raros de Arqueologia do Legion.
Projetos Raros funcionam diferentemente do que foram nas expansões passadas: eles serão parte de uma série de missões. A cada 2 semanas, Dariness, a Culta terá uma missão que dá um projeto raro no final dela. Você precisa ser 110 para fazer as missões dela.
|
Valorosa Lutando com estilo: Valoroso | Termine a série de missões “Equilíbrio de Poder”
Essa série começará no seu Salão de Classe no 110, e precisará de coisas como 30 Sangue de Sargeras, algumas masmorras heróicas, e itens do Pesadelo Esmeralda.
| Consiga a ConquistaMonstruosidades liberadas
Requer que você mate ao menos 8 Chefões de Mundo diferentes nas Ilhas Partidas.
| Limpe uma Masmorra Mítico+ na dificuldade 15
O título diz tudo. Você não precisa necessariamente usar a sua Pedra-Chave.
| Consiga a conquistaGlória do herói de Legion
Faça todas as conquistas das masmorras do Legion.
Lembrando que dessa vez, é mais difícil: elas devem ser feitas na dificuldade Mítica!
|
Dilacerada Lutando com estilo: Dilacerado pela guerra | Complete a missão “Os espólios da vitória” após pegar ranque de Prestígio 1, no ranque de Honra 50
Isso requer que você faça Prestígio uma vez no sistema novo de JxJ do Legion, e chegar a ranque 50 de Honra de novo.
Conquistas: O Prestígio, O Prestígio
| Chegue a Prestígio 5 e consiga um Brasão do Heroísmo
Requer que você faça Prestígio 5 vezes. Apenas conseguido na segunda temporada de JxJ do Legion.
Conquistas: Brasão do Heroísmo, Brasão do Heroísmo
| Chegue a Prestígio 9 e consiga um Brasão da Chacina
Requer que você faça Prestígio 9 vezes. Apenas conseguido na terceira temporada de JxJ do Legion.
Conquistas: Brasão da Chacina, Brasão da Chacina
| Chegue a Prestígio 14 e consiga um Brasão da Devastação
Requer que você faça Prestígio 14 vezes. Apenas conseguido na quarta temporada de JxJ do Legion.
Conquistas: Brasão da Devastação, Brasão da Devastação
|
Oculta Potencial oculto | Vários (cheque nosso guia!) | Complete 100 masmorras usando uma aparência oculta | Complete 200 Missões Mundiais usando uma aparência oculta | Mate 1,000 jogadores inimigos usando uma aparência oculta |
Lore dos Artefatos
Essa parte é para aqueles que estiverem interessados em aprender mais sobre lore! Cada série de missões de artefato fala um pouco da história do WoW, e aqui tenho uma lista de qual artefato está ligado a que parte, para os interessados!
Deuses Antigos: Xal'atath, a Lâmina do Império Negro, do Sacerdote Sombra, Strom'kar, a Senhora da Guerra, do Guerreiro Armas.
Naarus: Tuure, a Luz dos Naarus, do Sacerdote Sagrado
Deuses Selvagens: Garras de Ursoc do Druida Guardião, Garranha, do Caçador Sobrevivência, Fu Zan, Companheiro do Andarilho, do Monge Mestre Cervejeiro, Foice de Eluna, do Druida Equilíbrio, Presas de Ashamane, do Druida Feral e G'Hanir, a Árvore Mãe, do Druida Restauração.
Senhores Elementais: Punhos do Paraíso, do Monge Andarilho do Vento, Martelo da Perdição de Xamã Aperfeiçoamento
Titãs: O Punho de Prata de Paladino Sagrado, Guarda Fiel de Paladino Proteção, Trovão Titânico de Caçador Domínio das Feras, Punho de Ra-den de Xamã Elemental, Armíferas dos Valarjares de Guerreiro Fúria
Aspectos Dragônicos: Escama do Guardião da Terra de Guerreiro Proteção
Legião Ardente: Maw of the Damned de Cavaleiro da Morte Sangue, Lâminas do Príncipe Caído de Cavaleiro da Morte Gélido, Apocalipse de Cavaleiro da Morte Profano, Lâminas Gêmeas do Enganador de Caçador de Demônios Devastação, Lâminas de Guerra Aldrachi de Caçador de Demônios Vingança, Presas do Devorador de Ladino Subterfúgio, Ulthalesh, a Ceifadora do Vento Morto de Bruxo Suplício, Caveira dos Man'ari de Bruxo Demonologia, Cetro de Sargeras de Bruxo Destruição
Feitas ou pertencentes a pessoas importantes: Crematória de Paladino Retribuição, Aluneth de Mago Arcano, Felo'melorn de Mago Fogo, Ébano Gélido de Mago Gélido, Thas'dorah, Legado dos Correventos de Caçador Precisão, Ira da Luz de Sacerdote Disciplina, Sheilun, Cajado das Brumas de Monge Tecelão das Névoas, As Regicidas de Ladino Assassinato, Os Alfanjes do Terror de Ladino Fora da Lei, Sharas'dal, o Cetro das Marés, de Xamã Restauração.